Indicadores de Qualidade da Educação Superior também foram divulgados. Resultados estão disponíveis no portal do Instituto
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 e de dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que são calculados com base no desempenho dos estudantes — o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) —, foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 12 de novembro, em Brasília (DF).
O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. O IDD é um indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação.
Em dezembro, o Inep divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O CPC combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos CAPES dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das instituições, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.
Os resultados do Enade não devem ser comparados entre as diferentes áreas de avaliação, já que mensuram o desempenho dos estudantes de áreas distintas. No entanto, é possível observar, por exemplo, a diferença de desempenho entre os cursos de uma mesma área, ou entre todos os cursos nas questões da parte de formação geral da prova, com questões iguais para todos os estudantes que fizeram o Enade 2021, representando 25% da avaliação.
Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos.
Na última edição, o Inep também aplicou, de forma inédita, um questionário que apresenta a percepção do estudante sobre os impactos da pandemia em seu processo formativo. Além disso, os concluintes dos cursos de licenciatura responderam perguntas relacionadas à opção pela habilitação.
Resultados – Neste ano, o Inep divulgou, de forma conjunta, os resultados do Enade, o perfil dos participantes, os microdados do exame, os relatórios síntese de área, de curso e de instituições de educação superior, os boletins dos estudantes, além das planilhas com os dados do Conceito Enade e do IDD. Esse volume de evidências pode e deve ser apropriado pelos professores, coordenadores de cursos e pelos gestores de cada estabelecimento de ensino brasileiro.
Enade – Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.
Os resultados do Enade são divulgados no portal do Inep, por meio de relatórios síntese de área, relatórios de curso e de instituições de educação superior bem como dos microdados do Enade. O Conceito Enade e o IDD estarão disponíveis no portal do Inep, no Sistema e-MEC e no Diário Oficial da União. Já o Boletim de Desempenho Individual do Estudante é disponibilizado no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.
A cada ano, o exame se dedica a um ano de um ciclo avaliativo trienal. Em 2021, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:
- cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes e áreas afins;
- cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de ciências da saúde; ciências humanas; ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes;
- cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências humanas e ciências da saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas;
- cursos superiores de tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.
Fonte: Portal INEP