Pesquisadores institucionais têm até 31 de janeiro para atualização de cadastro
Começou nesta semana a coleta de dados do Censo de Educação Superior. As informações das instituições que oferecem cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica devem ser registradas por meio da plataforma eletrônica do Sistema Censup.
O pesquisador institucional é o responsável por coletar e registrar informações da sua instituição no sistema, como número de alunos, de docentes, de matrículas e de vagas que não foram preenchidas, além de verificar inconsistências e apurar questionamentos. O profissional é o representante oficial da instituição de educação superior junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para que o pesquisador possa acessar o Sistema Censup, é necessário que seus dados estejam cadastrados e atualizados. O prazo para atualização de cadastro do pesquisador institucional segue até 31 de janeiro.
No cronograma do Censo Superior 2019, as atividades de análise das consistências foram divididas em três períodos:
- verificação da consistência, por meio de conferência, ajustes, validação dos dados coletados e envio das justificativas de dados inconsistentes (de responsabilidade dos pesquisadores institucionais);
- análise e respostas às justificativas de dados inconsistentes (de responsabilidade do Inep);
- ajustes dos dados conforme as orientações do Inep (de responsabilidade dos pesquisadores institucionais).
O calendário vale para todas as instituições federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que oferecem cursos de graduação e sequenciais de formação específica. A apresentação dos resultados finais ocorrerá em 25 de setembro de 2020.
Confira o cronograma de coleta do Censo da Educação Superior 2019
Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, além de seus alunos e docentes.
O levantamento reúne informações sobre as instituições de educação superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes, concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e de categoria administrativa.
Fonte: MEC