O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2 foi anunciado nesta segunda-feira, 30 de julho. Os pré-selecionados terão que complementar a inscrição no sistema até dia 5 de agosto.
Além de complementar a inscrição, todos os candidatos pré-selecionados terão que comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior para a validação das informações em até cinco dias úteis.
Após a validação na CPSA, o pré-selecionado deve procurar o banco em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil à ida à CPSA, levando a documentação necessária para o fechamento do contrato do financiamento.
P-Fies
A previsão é de que o MEC divulgue a lista de selecionados no P-Fies (modalidade com juros definidos pelos bancos) no dia 6 de agosto. Neste caso, os convocados deverão comparecer na insituição de ensino para validar a inscrição.
Para quem foi o Fies?
Todos os participantes tiveram que comprovar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
Os critérios de renda mudaram conforme a modalidade do financiamento:
- Fies: categoria com juros zero e mensalidades com valor máximo de 10% da renda familiar. A renda desta modalidade é de até três salários mínimos por pessoa.
- P-Fies: modalidade destinada para quem tem renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa. O juros são definidos pelos bancos conveniados ao programa.
Lista de Espera
A Lista de Espera estará disponível somente para a modalidade Fies (juros zero). Aqueles que não foram convocados estarão automaticamente inscritos na Lista de Espera, devendo fazer o acompanhamento no site do programa de 6 de agosto a 9 de setembro.
Os pré-selecionados terão que completar a inscrição no FiesSeleção dentro de cinco dias, levando em consideração a data da convocação.
Vagas
O Fies 2018/2 teve oferta de 155 mil novas vagas, sendo 50 mil para o Fies (juros zero).
Esta edição teve o financiamento mínimo de 50% do valor dos cursos do Fies Juros Zero. Além disso, houve o aumento no teto do programa, passando de R$ 30 mil semestrais para R$ 42 mil.
Outras mudanças foram adotadas no Fies 2018/2.
Mais informações no site do Fies.
Fonte: UOL Educação